Geração Riquelme: Craque argentino inspira nomes de jogadores no Brasil
De acordo com o artigo publicado por Gustavo Garcia:
- O craque argentino Juan Román Riquelme, ídolo do Boca Juniors, inspirou a criação de nomes homônimos no futebol brasileiro.
- Em 2025, pelo menos cinco jogadores nas Séries A e B do Brasileirão têm o nome “Riquelme”: Riquelme Felipe (Fluminense), Riquelme Freitas (Grêmio), Riquelme Felipe (Sport), Riquelme Fillipi (Palmeiras) e Diogo Riquelme (Athletico-PR).
- Todos os jogadores mencionados nasceram entre 2000 e 2009, durante o auge de conquistas de Riquelme pelo Boca Juniors.
- A “invasão Riquelme” também se fez notar na Copinha de 2025, com 18 jovens homenageando o jogador.
- Riquelme Felipe (Fluminense) foi reconhecido em 2024 como uma das maiores promessas do futebol sub-17 mundial pelo The Guardian e contou que seu nome foi uma homenagem de seu pai.
- De acordo com o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, existem mais de 41 mil pessoas registradas com o nome Riquelme ou suas variações no Brasil, sendo 25.942 com a grafia exata do craque argentino.
- A maioria dos Riquelmes está em São Paulo, e a idade média destes registros é de 12 anos.
- Riquelme foi um dos maiores meio-campistas da história do futebol argentino, com grandes passagens por Argentinos Juniors, Boca Juniors e pelo futebol europeu em clubes como Villarreal e Barcelona.
- Além de sua carreira como jogador, Riquelme tornou-se presidente do Boca Juniors em 2023.
Leia o artigo completo: Geração Riquelme: craque argentino inspira nomes de jogadores pelo Brasil todo | Ge.