Fluminense Otimista com Projetos de SAF e Negociações de Jogadores, Enquanto Mateus Reis Sofre Nova Lesão
De acordo com o vídeo publicado pelo canal Raiz Tricolor:
- O Fluminense continua otimista quanto à aprovação do projeto de SAF, apesar das preocupações relacionadas a casos de Vasco e Botafogo.
- O plano da SAF deve ser votado no segundo semestre, com o Fluminense adotando cautela e buscando transparência na proposta aos sócios.
- A situação financeira do Fluminense está sendo considerada para aumentar o aporte inicial, conforme expectativa de redução da dívida.
- Sant Moreno foi confirmado no Dallas FC e o zagueiro Loyola está sendo emprestado ao New York City, onde deve atuar na Liga Next.
- O atacante Mateus Reis teve uma nova ruptura de ligamento cruzado e passará por cirurgia, devendo retornar apenas no próximo ano.
- Agostinho Canobbio voltou a jogar pela seleção uruguaia e se destacou, embora tenha tido chutes imprecisos. A próxima partida será contra a Argélia.
- O Palmeiras está de olho na contratação do zagueiro Nino, embora o Fluminense também tenha interesse. A decisão sobre a venda de Nino depende do Zenit.
- O presidente do Fluminense mencionou o interesse em Nino, ressaltando a importância da negociação com o clube russo.
Assista ao vídeo 🚨MUITAS INFORMAÇÕES: SAF, NINO, LESÃO BRABA, ANÁLISE DE CANOBBIO NA SELEÇÃO, LOYOLA DE SAÍDA….
Transcrição do vídeo
Vamos sembora. Eu sou Gabriel Amaral. Hoje é sábado e a gente fala sobre o Fluminense. Vamos falar aqui tanto sobre saída de jogadores, possibilidades de chegadas. Nino, diretor do Palmeiras falou muita gente ficou maluca. Eu vou relembrar o que que o diretor, né, do Fluminense falou. Também vamos falar sobre o desempenho do canóbio lá na seleção uruguai, que chamou muita atenção, vi muita gente com dúvidas sobre o que realmente aconteceu entre o que viraliza e o que de fato foi. E a gente abre aqui falando sobref, eu, Gabriel Amaral, jornalista e tricolor. O projeto da SAF do Fluminense admite preocupação com embrolhos de Vasco e Botafogo, só que segue otimista por aprovação. matéria lá do jornal O Globo do Lucas Ribeiro diz aqui que partes envolvidas buscam superar a desconfiança em torno de clube empresa com detalhamento e transparência na proposta aos sócios durante a matéria. Diz que o Fluminense eh adota cautela para falar sobre o assunto. Eh, o plano inicial é colocar em votação no segundo semestre. O projeto que foi apresentado pela LZ Esports em setembro do ano passado tem todos os passos sido dados com cautela. Além de prezar pela transferência, a transparência, perdão, a uma certa preocupação com a opinião pública em relação às em meio à polêmica de John Texton no Botafogo e o embrolho jurídico do Vasco com a 77. E aí, por outro lado, tanto clube quanto investidores mantém otimismo no planejamento, porque as safs estão com a imagem manchada, mas apesar disso, né, no cenário nacional, tendo essas disputas judiciais e etc, que obviamente influenciam negativamente nas votações dos conselheiros e sócios, a máfama é injusta, segundo pensam internamente, uma vez que os principais culpados são os gestores dos clubes empresa e não o modelo de SAF, tá? Esse é o pensamento interno, segundo a matéria do jornal O Globo e que no Fluminense não vem comparativo hoje entre Botafogo e Vasco no formato ali, né? Eh, em relação ao Fluminense, com a credibilidade e as garantias financeiras do projeto, sendo muito melhores do que nos outros casos, né? Eh, e que vou vou aprofundar só esses dois parágrafos a mais, é que na opinião pública hoje o detalhamento da proposta, eh, toda essa, esse cenário que se demanda, eh, vai fazer com que esse modelo do Fluminense seja um modelo mais, eh, eh, chegue com sabor melhor pro torcedor e que há um consenso. internamente de que a situação financeira do Fluminense impactará o valor da proposta, porque o desejo de aumentar o aporte inicial e para isso depende de ter diminuído a dívida no ano passado. O que que eu já falo no passado? Porque já acabou é ter diminuído a dívida até 31 de dezembro, mas o balanço sai agora durante o mês de abril. Eles já tiveram acesso a essa prévia do balanço de 2025. os os investidores, né, os possíveis investidores. Só que ainda faltam detalhes finais para ser divulgados até o final do ano e que se a dívida diminuir, lembrando, a dívida era de R 871 milhões deais e lembrando que é muito fácil você maquiar balanço, mas imagino que essa galera do mercado esteja pedindo os mesmos critérios do ano passado, né, na questão das dívidas e etc, porque tem dívida que você consegue empurrar com a barriga. Por exemplo, você compra um jogador, ah, isso é dívida. Isso vai se tornar uma dívida. Se você assinar 30 de dezembro é uma coisa, 2 de janeiro é outra coisa, por exemplo. Enfim, tem isso é é a maneira mais simples, tem outras maneiras que você consegue fazer também, né? Eh, e diz que, enfim, tudo aquilo que a gente já tinha falado aqui, que o Fluminense vai vai dar sequência n na na na situação da SAF. Eu eu de fato, cara, eu olho para essa situação da SAP do Fluminense e falei aqui num vídeo recentemente onde eu uso o Botafogo como exemplo para poder falar o quanto que a opinião pública muda. Mesmo que você não mude, a opinião sobre a sua atitude muda, né? E o que que eu tô falando isso? Porque se você parar para pensar no Fluminense, em 2022 ninguém queria ir pra Saf. Aliás, 2022 alguns queriam, alguns não, porque tinha aquelas promessas absurdas. Aí em 2024, eh, todo mundo aceitaria SAF, todo mundo obviamente salva exceções, mas todo mundo aceitaria saf porque o Botafogo era campeão brasileiro da Libertadores e a gente tava mal após o título. Aí agora ninguém aceita saf mais porque o do Botafogo ruiu, a do Vasco. E eu acho que na verdade o que a gente tá conseguindo com isso é maturidade, cara. Acho que o cenário é esse, é de maturidade. Por exemplo, a proposta que chegou agora do Vasco, e eu tomo muito cuidado com isso aqui, cara, que galera tava, olha só, vai virar uma saf bilionária do e e não, porque isso é desenformar, na minha visão, n é desenformar, porque eh eh tava nítido, a gente não tinha os detalhes ainda. Da mesma maneira que eu tomei a preocupação quando saiu a proposta aqui do Fluminense dos R 6 bilhões de reais de falar: "Ô, gente, pera aí. É, é, é R 6 bilhõesa. Então, o Fluminense atualmente é um clube societário de R$ 3 bilhões deais, porque ele investiu isso no futebol, o que que é dinheiro novo entrando?" E a gente se acostumou durante muito tempo a ter um debate pouco maduro sobre isso. Quantas vezes a gente ouviu falar o John Textor tem muito dinheiro. Isso aí é dinheiro. R$ 25 milhões deais. Isso é dinheiro de pinga pro textor. Aparentemente o textor compra uma pinga muito cara. Porque meu amigo, é dinheiro dele. Tem que saber o quanto de dinheiro o textur vai colocar. É isso que você tem que saber. Não é quanto dinheiro ele tem, é quanto dinheiro ele vai colocar na brincadeira, né? Não adianta você sentar para fazer um um churrasco com um amigo que tem dinheiro para caramba e ele vai trazer o refrigerante e acabou. Ele tem muito dinheiro, mas ele tem. E aqui no churrasco ele só trouxe o refrigerante. É a mesma coisa em relação ao Botafogo, mesma coisa em relação ao Atlético Mineiro. Os menin tem muito dinheiro. Dito isso, quanto que eles colocaram agora no Atlético Mineiro? O dinheiro é deles, não é do clube. O importante é fazer o clube gerar dinheiro. Essa é a parte principal. Até porque bilionário que entra nessa jogada tem que ter interesse, tem que ter algum interesse. O cara não tá à toa em casa com bilhão na conta e pensa: "Vou arrumar um estresse para mim e vou jogar dinheiro fora". Não, não é assim que funciona. Não é assim. É um caso diferente até um pouco do Pedrinho, né? Pedrinho já arrumava esse problema e já jogava dinheiro fora, entre aspas, no Cruzeiro antes disso. Então é um cuidado que a gente vai ter que ter e acho que a gente tá conseguindo ter um debate maduro no Fluminense sobre Saf. Por exemplo, o Vasco não não consegue isso. O Vasco sai lá a notícia, não. O Cfilho vai investir 2 bilhões. 2 bilhões. Olha o Vasco. Tô rico de novo. Aí foram ver a proposta a fundo. E é eh não vai investir R$ 100 milhões deais por 5 anos no futebol. O investimento deles é esse, sei nem se vai corrigir o dinheiro. Então, assim, não é 2 bilhões, é é um valor até menor do que o Fluminense hoje. Então, acho que são situações que a gente tem que ter calma pro debate ser eh mais maduro e racional. E acho que de fato não é semelhante à situação de Botafogo e Vasco. Eh, Botafogo e Vasco foram num outro sistema, né, o antes, mas é muito semelhante ao sistema do Vasco atual. E acho que pra gente o importante no final das contas é saber vai mudar muito a vida do Fluminense para decidir se vende ou não. Vamos lá cara, a gente fala sobre saídas, tá? Primeiro, eh, Sant Moreno confirmado lá no Dallas FC, já foi inclusive anunciado pelo clube da MLS. Segundo é Loiola zagueiro, tá saindo o informação que tô vendo aqui no central Fluminense, acho que o Fluminense acertou o empréstimo do zagueiro Loiola ao New York City da MLS. A princípio, ele deve jogar, segundo o GE, a Liga Next, que é tipo um sub-23 lá deles, né? Ah, eu cheguei a falar aqui h um tempo atrás, quando surgiu uma informação sobre o Fluminense poder contratar outros zagueiros, há mais de um mês e meio atrás, eu tinha uma informação que em momento nenhum eu consegui confirmar, então por isso não soltei. Só falei assim brevemente que poderia ter alguma coisa, de uma saída de um dos zagueiros. O Fluminense tava tentando uma negociação por um dos zagueiros jovens. A galera na época embarcou numa de Igor Rabelo. Igor Rabelo tá saindo. Eu falei: "Cara, Igor Rabelo não, não tinha nenhuma informação sobre saída de Igor Rabelo, mas sobre um dos jovens ou David Schuin ou Loiola". Aí como eu não consegui descobrir qual dos dois zero, abre mão, mas que um dos dois sairia e até por isso tinha a possibilidade do Fluinense buscar outro zagueiro. No final das contas, a contratação do Midan não é por causa disso, tá? Fluminense buscar outro zagueiro, é, mas o Midan aí naquele nível já é pela necessidade mesmo de Mzagueiro. Daqui a pouquinho vamos falar de Nino. E aí, enfim, o New York City demonstrou interesse, tá? Eh, no final de fevereiro, como eu falei, é o que diz aqui na matéria, e o Fluminense tá negociando, fez esse empréstimo. Loi zagueiro jovem, de fato, não tava tendo tanto espaço. O Fluminense dá uma liquidada em vários jogadores que já tinham estourado a idade de sub-20, mas não tinham espaço no profissional. Acho que no caso do Loiola eu não vi o suficiente dele para poder falar. O David Schuin, eu vi ele dois, três jogos de profissional e falei: "Cara, pelo que eu pouco que eu vi, parece ter um nível de profissional". Agora o Loyola, eu não vi nada, ele entrou em campo no profissional, vamos ficar de olho, até porque teve alguns jogadores que foram paraos Estados Unidos e conseguiram render e e alguns voltaram de lá, mas principalmente os que ficaram por lá e renderam algum dinheiro. Se render 1, 2 milhões de dólares, a situação fica um pouco melhor. Agora sobre Mateus Reis, aí é uma merda, gente. O Fluminense confirmou a lesão do Mateus Reis, né? A gente chegou a falar aqui há um tempo atrás que ele tinha tido uma torção no joelho. Era o mesmo joelho que ele tinha tido um problema há um tempo atrás de ruptura de ligamento cruzado. E ele teve de novo agora outra ruptura de ligamento cruzado, ligamento cruzado anterior, o famoso LCA. Mateus Reis atacante, teve chances nesse início de ano, eh, teve um atraso ali, ele era uma das grandes estrelas do time na base, acabou tendo um atraso na subida profissional porque rompeu o ligamento cruzado do joelho, ficou praticamente uma temporada inteira fora, voltou nesse início de ano, agradou muito mais o Zubildia do que o Rielm, tanto que tava no elenco principal, tava sendo relacionado, teve uma torção de joelho durante um treinamento no início desse mês. E aí o Fluminense no início falou: "Olha, não é caso ainda cirúrgico, a gente vai fazer um tratamento conservador e e porque a gente precisa ali que saber o que que é exatamente. O joelho ficou muito inchado, você não consegue fazer exame de imagem. O Fluminense esperou aí esses cerca de 20 dias, fez o exame, confirmou que era a ruptura de ligamento cruzado de novo, já fez inclusive a cirurgia no joelho direito. O jogador só deve voltar a jogar no ano que vem. mesmo assim, ele fez fisioterapia por três semanas para poder reduzir ali a inflamação, saber qual seria o procedimento, se ia um tratamento conservador, se ia ter que ser tratamento cirúrgico e de fato foi pra cirurgia. É uma pena assim e é uma pena em dois sentidos. É uma pena pensando eh no jogador, porque é um cara que nitidamente de da geração do Rielm ali, vou te falar que vendo no profissional do Fluminense, tá? foi pelo que fez fora. Ele foi o segundo que mais me impressionou. O Ca Elias foi o disparado que mais me impressionou. Não tem muito o que falar dele. Eh, principalmente no meio do ano de 2024, né? E mas o Isaac no Fluminense não impressionou tanto jogando os primeiros jogos igual o Mateus Reis, assim, um jogador de explosão, de velocidade, de ganho de físico, de corpo, de conseguir ter condição de bola. Uma merda, cara. E pensando no clube também, porque seria mais uma opção dentro do elenco no ano e seria um jogador cara que financeiramente se ele não rompe lá, tá? e vai jogando que tinha jogado até agora, 10, 15 minutos por jogo. É um jogador que valia seus 4 milhões de euros no meio do ano para bater aquela meta lá que a gente estava falando dos R 200 milhões deais em vendas. Ele, enfim, mas uma merda, cara, muito triste. Mateus Reis, ligamento rompido, fora, menos uma opção no ataque. Mas falando de uma notícia interessante, Canobbio estreou lá pelo reestreou, né, depois de um tempão fora, reestreou pela seleção urugua. E muita gente viralizou, eu não posso mostrar aqui o vídeo para não correr o risco de tomar um um copyright aqui, né? Mas o Canobio voltou a jogar contra a seleção da Inglaterra, teve um empate por 1 a 1 lá em Wembley e viralizou. O Canob foi titular da seleção uruguaia depois desse tempo que tava fora por uma briga com o treinador Marcelo Bielsa. voltou ele e voltou Musleira, o goleiro. E como eu falei, viralizaram dois chutes do Canobi, duas bolas que ele vem na entrada da área, ele tenta chapar de perna esquerda e a bola vai para bem longe. Assim, apesar disso, eu não consegui assistir o jogo, mas eu fui buscar um pouco para entender análises uruguas, porque eu vi muita gente elogiando a partida do Canob. E aí eu achei um uma forma mais fácil aqui de trazer para vocês, que é desse jornal El Observador. Eh, tem aqui a sessão refere, que é um, [limpando a garganta] não é do o principal jornal do Uruguai, mas é um jornal que fez aqui um, uma sequência de notas, né, dadas pelo jornalista Marcelo Dec, acho que é assim que se fala. E aí diz aqui, cara, um por um do Uruguai antes a versus a Inglaterra. Agostim Canob foi o destaque. E aí eu fui pesquisar aqui, falei: "Cara, vou ver o que que falaram do Canob, né?" Canob voltou depois de muito tempo. Aí na análise do Varela, o lateral direito, eh, se fala que nota cinco para ele foi ajudado por Canob na marcação e praticamente não pôde subir eh na parte ofensiva, algo que faltou a equipe de Marcelo Biels melhorou seu rendimento. Aí adiantei aqui, Valverde eh tentou um, é, Valverde do Real, né? tentou um remate, né, um chute depois de bom passe de Canobi. Eh, enfim, mas deu acabou batendo no rival. Aí pesquisei Canob. Canobio, um dos mais destacados do Uruguai, dando a uma mão na defesa com Guillermo Varela. na parte ofensiva teve os seus dois, teve os dois únicos arremates da seleção na primeiro tempo, eh, porém ainda que tenha chutado muito para fora depois do da entrada do Pelistre, passou a jogar pela esquerda e ganhou nota seis. Não foi um bom jogo da equipe urugua, mas você percebe que a nota seis foi uma das mais altas, ó. 4 se c Arrascaeta, seis Valverde quatro Gart, o Piquereis saiu Oliveira 4 Araújo cinco, Varela C Musleira C, ou seja, foi uma das maiores notas do jogo. E aí achei interessante porque acaba destacando aquilo que a gente sempre fala, né? O Canob é um cara que fisicamente ele sempre se destaca muito e vai se destacar pela parte defensiva também. Foi crucial nessa parte. Enfim, que seja um bom jogo. O Canob ainda joga, tá? vai jogar nessa terça-feira. A seleção uruguai joga em Turim, vai enfrentar a equipe da Argélia. O jogo é 3:30 da tarde aqui do Brasil, se você quiser ver torcer pro Canob bem, ser titular na Copa, porque assim, ele no Fluminense ele tá agradando, mesmo se ele for vendido na durante a Copa, ele pode subir o valor de uma maneira inacreditável. Is ser interessante pra gente. Vamos lá, tá? A gente fala por último aqui sobre Nino. Isso porque o diretor do Palmeiras, o Anderson Barros, eu vou botar aí, ele deu uma entrevista onde ele falou sobre a a chegada do Nino por lá, tá? Ele tava dando uma entrevista pra ESPN. Ouve aí só >> que a gente definiu e a gente apostou sempre na contratação dele. Não é uma contratação simples, né? Até porque existe um clube que é o controlador da questão contratual, que é o Zenit, mas o Palmeiras já esteve com Maxim, o Palmeiras tem conversado com seus representantes e com o próprio o próprio atleta. Quando ele esteve em São Paulo, nós tivemos juntos, né? E aquilo que eu sempre digo, a gente precisa est sempre na resguardando, porque toda exposição ela é sempre mais delicada. Então eu acredito muito que essa opção >> comoit, como é que a coisa tá >> tá sendo negociada e conduzida a partir desse momento pelos representantes do atleta, >> tá? >> Sem a participação tão forte do >> sem a participação tão forte do Palmeiras. a participação que nós tivemos, eu tive com o Maxim, que é o responsável maior do clube, eh, em fevereiro, tivemos juntos, dissemos para ele qual seria o nosso interesse, ele sabe o porquê, sabe todas as condições e como nós sempre tivemos uma relação positiva com o Zenet, a gente acreditou que ela pudesse evoluir. >> Uhum. Os empresários acreditam, o próprio atleta acredita também que possa evoluir. Nós só precisamos do tempo certo, né, para que essa operação possa vir acontecer. Acredito muito que ela possa evoluir. >> Danilo. >> E ele ia falar do Danilo. Danilo não importa pra gente. Isso deu um desespero na galera que quer o Nino no Fluminense, né? Porque afinal de contas tá confiando que vai acontecer, tá negociando através do do empresário do atleta, teve encontro com o diretor do Zenit. E aí a gente tem aqui as a fala do Mateus Montenegro, o presidente do Fluminense, na coletiva que ele deu recentemente, falando também sobre o Nino. >> O Danilo é um jogador que tem uma relação >> é é a mesma coisa que eu disse aqui, é, são dois jogadores, no início do ano, eu disse que são dois jogadores que o Fluminense tem muito interesse em trazer, porque são dois grandes jogadores e que a gente iria fazer o possível dentro das nossas condições. Em relação ao Aras, a gente fez uma proposta eh eh o o Palmeiras e aí por isso ele foi pro Palmeiras. Em relação ao Nino é a mesma coisa, é um grande jogador, a gente tem muito interesse, quer que ele esteja aqui e vai querer sempre, se o clube decidir vender, porque tem esse detalhe também, né? o clube já tem que tomar a decisão se ele vai vender ou não, embora tenham saído diversas matérias na imprensa dizendo que ele já vinha pro Brasil agora, enfim, a todo dia sair alguma coisa diferente. O que a gente entende informação eh do clube é de que eles estão avaliando se eles vão vender eh o jogador no meio do ano. Se eles forem vender, é um jogador que nos interessa bastante e a gente vai fazer uma proposta dentro das nossas condições. Acho que a situação ela é ela ela acaba sendo muito simples, que é o Fluminense tem no seu maior trunfo a questão de negociar com o Zenit. O Palmeiras tem no seu maior trunfo a questão de negociar com o Zenit. Os dois clubes estão em pé de igualdade. Que que pode decidir? Dinheiro. E aí meio que deu ruim. Que que vendo as duas declarações, tá? Uma foi a cerca de 10, 12 dias, a outra foi a cerca de dois dias. Quem que vocês acham que tá em melhor situação? comenta aqui embaixo, se inscreve.